Olá,
Tudo bem com você?
Bom, hoje quero falar da síndrome de asperger.
Cheguei nessa síndrome através de um aluno que tem esse transtorno e eu já conhecia um pouco, através de algumas pesquisas e sabia que era próximo do autismo. E também já tive contato pequeno com alunos com esse transtorno.
Vou contar aqui um pouco sobre o assunto, pois, sei que não é tratado com frequência em nossa sociedade, mas pra quem está envolvido, é um assunto em debate a todo o tempo.
Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento, é próxima e bastante relacionada ao autismo.
Crianças com Síndrome de Asperger geralmente têm dificuldade para interagir com outras pessoas e muitas vezes comportam-se de forma estranha em situações sociais, geralmente não fazem amigos facilmente, pois, têm dificuldade para iniciar e manter uma conversa. Podem desenvolver rituais que ele ou ela se recuse terminantemente a alterar, como se vestir obrigatoriamente em uma ordem específica, por exemplo.
As pessoas com este transtorno costumam não fazer contato visual ao falar com alguém. Elas podem ter problemas ao usar expressões faciais e ao gesticular, bem como podem apresentar dificuldade para compreender a linguagem corporal e a linguagem dentro de um determinado contexto e costumam ser muito literais no uso da língua.
Os movimentos de crianças com Síndrome de Asperger pode parecer desajeitado ou constrangedor.
A criança com Síndrome de Asperger pode desenvolver um interesse intenso e quase obsessivo em algumas atividades e áreas, tais como prática de esportes, clima ou até mesmo mapas.
Muitas crianças com Síndrome de Asperger são excepcionalmente inteligentes, talentosas e especializados em uma determinada área, como a música ou a matemática.
Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sindrome-de-asperger
http://www.apsa.org.pt/sa.php
Beijos,
Adriana
quinta-feira, 4 de dezembro de 2014
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Revista Nova Escola de novembro
Olá Pessoal,
Você já leu a edição de novembro da Revista Nova Escola?
Essa edição foi feita em cima da diversidade étnico-social do nosso país, de como podemos trabalhar isso dentro da sala de aula.
Você já leu a edição de novembro da Revista Nova Escola?
Essa edição foi feita em cima da diversidade étnico-social do nosso país, de como podemos trabalhar isso dentro da sala de aula.
Gostei muito dessa matéria de cada da revista, pois, é um tema que mesmo sabendo que se precisa trabalha-lo dentro da nossa sala de aula, ainda existem barreiras, como o preconceito, para colocar tudo isso em prática.
Vá inserindo essa matéria aos poucos para os alunos que você leciona e perceba que eles também se interessam pela temática e até acabam com o pré conceito que existem dentro de alguns deles.
Trabalhem e depois me contem qual foi o resultado.
Abraços,
Adriana.
Assinar:
Postagens (Atom)