Páginas

terça-feira, 14 de abril de 2015

Imagens de Educação Especial: Braille

 
Alfabeto e números em Braille
 



Impressão em Braille


Máquina de digitação em Braille
 

Educação Especial: Braille

Olá Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Braille é um sistema de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada. Pode-se fazer a representação tanto de letras, como algarismos e sinais de pontuação. Ele é utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão, e a leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo.
Foi criado pelo francês Louis Braille (1809 - 1852), que perdeu a visão aos 3 anos e criou o sistema aos 16. Ele teve o olho perfurado por uma ferramenta na oficina do pai, que trabalhava com couro. Após o incidente, o menino teve uma infecção grave, resultando em cegueira nos dois olhos.
O Brasil conhece o sistema desde 1854, data da inauguração do Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, chamado, à época, Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Fundado por D. Pedro II, o instituto já tinha como missão a educação e profissionalização das pessoas com deficiência visual.
O código Braille não foi a primeira iniciativa que permitia a leitura por cegos. Havia métodos com inscrições em alto-relevo, normalmente feito por letras costuradas em papel, que eram muito grandes e pouco práticos. Quatro anos antes de criar seu método, Louis Braille teve contato com um capitão da artilharia francesa que havia desenvolvido um sistema de escrita noturna, para facilitar a comunicação secreta entre soldados, já utilizando pontos em relevo. Braille simplificou esse trabalho e o aprimorou, permitindo que o sistema fosse também utilizado para números e símbolos musicais.
 
Mais informações:
http://revistaescola.abril.com.br/formacao/como-funciona-sistema-braille-496102.shtml
http://www.fundacaodorina.org.br/
http://www.ibc.gov.br/

Beijos,
Dri

sexta-feira, 10 de abril de 2015

A importancia do lúdico.

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Trabalhar com ludicidade ou lúdico (como vocês queiram definir) é um assunto fundamental na educação de nossos alunos, não importa a idade em que a gente (professores) queira fazer isso com eles.


 
"Forma de desenvolver a criatividade, os conhecimentos, através de jogos, música e dança. O intuito é educar, ensinar, se divertindo e interagindo com os outros. O primeiro significado do jogo é o de ser lúdico (ensinar e aprender se divertindo). O lúdico está em todas as atividades que despertam o prazer." http://www.dicionarioinformal.com.br/l%C3%BAdico/

 
Tanto na educação infantil, como no ensino fundamental, o lúdico permite com que as crianças possam conhecer novos caminhos, estratégias para resolver algum problema através das brincadeiras, ou até mesmo para relaxar, ficar mais tranquilo depois de estudar.
 
 
A ludicidade também ajuda na alfabetização de nossos alunos através de como escrever ou reconhecer um jogo através do nome correto, poder relacionar palavras e a oralidade com imagens, produzir textos a partir de uma brincadeira de contação de histórias ou algo parecido.
 

 

 É isso.

Beijos e abraços,
Dri


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Educação Especial: Autismo

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Ontem foi o dia da conscientização sobre o autismo.
 



 
 
Mas, como reconhecer um aluno autista, veja aqui na imagem abaixo:
 
 
Nós não podemos diagnosticar uma criança, pois não somos médicos, mas podemos reconhecer algumas características e falar com os pais, e pedir aos pais para levar ao médico para fazer um diagnóstico. Quanto mais cedo o diagnostico, melhor será a vida do nosso pequeno autista.
"O ideal é que o autismo seja diagnosticado até os 3 anos de vida. Quanto mais tarde mais difícil trazer o autista para um universo que não o seu. Os principais sintomas são:
  • Aos 3 meses: o bebê não demonstra interesse pela voz humana. Prendem a sua atenção estímulos repetitivos, como o movimento das pás de um ventilador;
  • De 4 a 6 meses: pode apresentar dificuldade em distinguir a voz dos pais. Raramente encontra conforto no colo da mãe e estabele pouco (ou nenhum) contato visual enquanto mama. Dorme pouco ou inverte o ciclo de sono;
  • Aos 9 meses: possuem dificuldade em imitar gestos como dar tchau. É indiferente a pessoas estranhas ao convívio familiar;
  • Aos 12 meses: emite sons fora de contexto e tem dificuldade para cumprir ordens simples. Não responde com o olhar quando é chamada;
  • Aos 18 meses: não gosta de ser tocada e demonstra poucos sinais de afeto. Pode ter hipersensibilidade a sons altos e pouca sensibilidade à dor;
  • Aos 24 meses: brinquedos e objetos que giram tendem a fascinar a criança. Dificuldades de comunicação passam a se agravar. Outros hábitos podem surgir, como andar na ponta dos pés, girar em torno de si e movimentar as mãos freneticamente em frente ao rosto;
  • Aos 36 meses: não se interessa por brincar com outras crianças. Pode ficar incomodado com mudanças de rotina.
Outros dados sobre o autismo:
1 em cada 110 crianças tem autismo
Para cada 4 meninos, há 1 menina na mesma condição
O diagnóstico geralmente acontece aos 5 anos
Graças aos avanços no diagnóstico e tratamento, 30% dos autistas hoje se tornam adultos independentes – na década de 50, esse contingente chegava a no máximo 10%"
 *retirado do link: http://asidbrasil.org.br/wordpress/?p=843

Depoimento pessoal: tem um colega do meu aluno que é autista, e é maravilhoso ver desenvolvimento dele, poder interagir e poder saber que ele confia em todas as pessoas que estão a volta dele dentro da escola (entre profissionais e colegas).

É isso,

Beijos,
Dri
 

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Livro: A Dança de Um Lugar Chamado Flores: A Educação (Ambiental) sob a perspectiva da Arte

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Estava vendo meus e-mails hoje e recebi um link de um livro muito legal.
 
 
Olhei com carinho e amei o conteúdo, a diagramação é ótima e podemos utilizar com os nossos alunos, principalmente, com os 5º anos.
O texto da Carolina Rodrigues é bem lúdico  e informativo, que auxilia nas aulas de sala, podendo fazer atividades multidisciplinares.
Esse livro pode ser baixado no link https://www.facebook.com/datuamao/app_100265896690345?ref=page_internal e curtam a página.
 
Beijos,
Dri.