Páginas

sábado, 5 de setembro de 2015

Teoria Montessoriana

Olá,
Tudo bem com você?

Tenho percebido que de um tempo pra cá vem surgindo um mundo novo dentro e fora da sala de aula. A Teoria Montessoriana tem ultrapassado os limites da sala de aula, chegando aos poucos em várias casas e famílias.

Mas o que essa teoria diz?

Maria Montessori diz que a criança precisa ser independente e que nós, os professores, precisamos transmitir e conduzir isso neles. Também, valoriza o ensino dos sentidos e pelo movimento pra estimular a concentração dos pequenos, e as suas percepções sensório-motoras.
 
Nessa teoria existem 6 pilares educacionais de Montessori, que são:
 
1 - Autoeducação - a capacidade da criança aprender através da exploração.
2 - Educação como ciência - é a maneira de entender a criança e de qual método podemos ensina-la, para que a mesma tenha uma melhor compreensão.
3 - Educação cósmica - é a melhor forma de ajudar a criança a entender o mundo a sua volta.
4 - Ambiente preparado - é o local onde a criança desenvolve a sua autonomia e descobre a sua liberdade. Esse ambiente atende as necessidades  biológicas e psicológicas, e a mobília de tamanho adequado, e materiais de desenvolvimento para a livre utilização da criança.
5 - Adulto preparado - é o profissional que ajuda a criança em seu desenvolvimento completo. Ele deve conhecer as fases dos pequenos e, por meio das observações e auxilio de ferramentas educativas comprovadas, guie a criança em sua evolução, dando as melhores condições possíveis.
6 - Criança equilibrada - é qualquer criança em seu desenvolvimento natural.
 
Gosto muito dessa teoria, pois, acredito que a criança já tem uma consciência desde pequena e que pode ser trabalhada a partir de seu nascimento para se tornar um cidadão de valores, ética e que respeita o seu próximo desde o seu núcleo familiar.

Salas e lares montessorianos:






 






Fontes
http://larmontessori.com/o-metodo/
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/materias_295179.shtml

Comentem aqui em baixo o que acharam, qual a sua opinião sobre o assunto.

Beijos.
Dri

2 comentários:

  1. Gostaria q minha sala de. Aula fosse assim.realidades diferentes

    ResponderExcluir
  2. As crianças ficam independentes. momentosricosdaeducacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir