Páginas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Caderno de estudos

Olá Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Para quem quer trabalhar como tutora ou já está na área, uma grande ideia é ter um caderno de estudos.
Na maioria das vezes, as tutoras são contratadas pela família e não temos folha de ponto. E uma forma de registrar que encontrei foi pelo caderno.
Você deve pensar "ah, da muito trabalho fazer isso". Sim, é trabalhoso, mas terá um grande retorno para o seu trabalho.
Bom, como eu faço: eu levo na minha mochila um bloquinho de papel e vou fazendo as anotações das aulas do meu aluno e o rascunho de relatório do mesmo. Depois, quando chego em casa, passo a limpo em um caderno reservado pra isso.
É uma forma de registrar o seu trabalho, fazer com que o seu aluno se motive para fazer as atividades de sala e ter um apoio pra qualquer duvida ou contratempo que aconteça.
Aproveitem a ideia e depois me contem o que acharam.
 
 
 
Beijos
Dri.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dia internacional da síndrome de asperge

Olá Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Hoje é o dia internacional da síndrome de asperge.


São crianças, jovens e adultos com uma inteligência média alta e que são introvertidos em relação a se socializar com o outro.
Com características próximas ao autismo, a síndrome tem sua diferença. Ela é um grau mais leve, a criança portadora tem alterações no processamento de informações e tem áreas de especial interesse, como a Matemática ou com temas científicos.
São considerados excêntricos e peculiares pelos colegas de classe, por acrescentar certa lerdeza e obsessivo por temas estranhos. Apesar disso, não gostam de ir à escola porque não compreendem bem as relações humanas e são emocionalmente vulneráveis. Com essa falta de capacidade para aceitar as mudanças, gera nas crianças um estresse com facilidade.
E diferente das crianças com Autismo, as crianças com Síndrome de Asperger têm desejos de ter amigos e, se sentem frustradas e decepcionadas pelas suas dificuldades sociais: carecem de empatia para compreender as necessidades dos outros de um modo afetivo e responder de uma maneira apropriada. Por outro lado, utilizam uma linguagem demasiadamente formal. São literais e concretos, não compreendem as piadas ou riem fora de tempo. Alguns são muito verbais e falam em excesso com um tom estranho e volume elevado de voz, que acaba interferindo nas suas interações sociais e faz com que as pessoas se afastem deles.
Por isso, é muito importante proteger a criança diante de zombarias e intimidações, educando aos seus companheiros sobre as características das crianças com Síndrome de Asperger que as entendam melhor. E é importante evitar que se isolem, querem ter amigos, ensinando-as como reagir diante diferentes situações sociais, ajudando-os a ter um repertório de respostas para usar nas diferentes situações.
 
 
Beijos,
Adri Tava

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Cápsula do tempo

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Essa semana que passou, meu aluno fez a cápsula do tempo na escola e é um trabalho muito legal.
Pra quem não sabe, é uma carta pra gente mesmo em um determinado período colocando os nossos desejos para o futuro e quando chegar a data determinada de abrir, ver o que deu certo ou não.
Amo em fazer essa atividade por causa da reflexão que ela transmite, a avaliação pessoal que da base para avaliações futuras em nossas vidas (quando se está na escola até o ensino médio).
Ver o que muda, os tipos de pensamentos, as convicções que mudam ao longo do tempo, os caminhos e as decisões que tomamos para chegar ou não nesses objetivos pessoais propostos pela cápsula.
Faça com seus alunos durante esse ano e veja a reação deles ao final, do que eles desejavam agora no inicio e se foram fiéis a eles. E propõe isso para a vida deles, pra que eles possam ter um parâmetro de como estavam e de como ficaram.





Beijos,
Dri.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Primeiros dias com um asperge.

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Trabalhar com um aluno que tenha algum tipo de deficiência ou síndrome é uma dádiva e também, uma grande responsabilidade. Eles nos ensinam muito mais do que nós os ensinamos.
Comecei a trabalhar com um aluno que tem síndrome de asperge (informações no post anterior) e está sendo um aprendizado novo a cada dia, experiências novas a todo momento.
Com o meu aluno, as emoções são muito intensas, é 8 ou 80. No 8 calmo demais e no 80 está acelerado demais. E, tem dias, que dão suas crises, que ficam muito mais nervoso e acelerado com muito mais força.
Nessas horas, precisamos estar calmos pra que eles se acalmem também. Pra eles, somos ponto de apoio e, nós temos que ter a sensibilidade com eles e por eles.
Ao longo dos dias, vou dividindo as experiências com vocês, pois, sei que não tem muitos relatos disso na internet.

Beijos,
Dri.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Primeiro dia com o aluno asperge.

Olá pessoal,
Tudo bem com vocês?

Hoje foi meu primeiro dia com o meu aluno com síndrome de asperge, como comentei em um post anteriormente.
Foi um aprendizado esse primeiro dia, porque pude conhecer um pouco do jeito dele e o lugar onde está estudando (mesmo já tendo trabalhado a um tempo atrás nessa escola, mas em uma outra parte). Por ser ensino fundamental 2, a pressão já começa ficar grande e a assustar, e o meu aluno não teve em sua grande maioria uma ajuda com os estudos, isso fez com que ele desenvolvesse uma preguiça pelos estudos, que é super normal.
E hoje percebi que ele se esforça, mas que em sua grande maioria, tem uma preguiça e que irei precisar ter pulso firme com ele, além de ir conquistando ele aos poucos.
Uma dica para vocês é que um aluno com asperge fará alguma coisa para não fazer algo que não interesse pra ele, como dormir em sala de aula para não prestar a atenção na explicação de sala de aula em alguma matéria ou com algum professor. Por serem primos de autistas, os asperges ficam também no seu mundo, isolando do mundo em volta. Então, faça com que essa criança se socialize da maneira dela com as outras crianças.
Outra coisa importante, é para você que quer ser um tutor educacional, nós somos mediadores entre o aluno e os colegas, o aluno com os professores e a família com a escola. Então, seja o mais clara possível no seu trabalho, pois, através da sua postura, depende a educação de uma pessoa em formação.
Ao longo dos dias, vou comentando o que estou fazendo com o meu aluno.
 
Beijos,
Dri

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Volta às aulas!!

Olá Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Essa semana as crianças e jovens estão voltando às aulas, que já é um alivio para os pais por causa da preocupação de deixar os pequenos sozinho em casa.
Também, para nós (profissionais da educação), é um momento de muita expectativa (como para os alunos), pois, é uma nova turma, novos rostos, novos comportamentos e temos que ficar em alerta com tudo isso.
E quero dividir com vocês um vídeo que assisti, que serve para nós, pra papai, mamãe e, principalmente, para os nossos alunos.


Aproveitem a ideia e passe para frente.
Tenham um lindo e bom inicio de ano letivo.

Beijos,
Drikka