Páginas

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Dia internacional da síndrome de asperge

Olá Pessoal,
Tudo bem com vocês?

Hoje é o dia internacional da síndrome de asperge.


São crianças, jovens e adultos com uma inteligência média alta e que são introvertidos em relação a se socializar com o outro.
Com características próximas ao autismo, a síndrome tem sua diferença. Ela é um grau mais leve, a criança portadora tem alterações no processamento de informações e tem áreas de especial interesse, como a Matemática ou com temas científicos.
São considerados excêntricos e peculiares pelos colegas de classe, por acrescentar certa lerdeza e obsessivo por temas estranhos. Apesar disso, não gostam de ir à escola porque não compreendem bem as relações humanas e são emocionalmente vulneráveis. Com essa falta de capacidade para aceitar as mudanças, gera nas crianças um estresse com facilidade.
E diferente das crianças com Autismo, as crianças com Síndrome de Asperger têm desejos de ter amigos e, se sentem frustradas e decepcionadas pelas suas dificuldades sociais: carecem de empatia para compreender as necessidades dos outros de um modo afetivo e responder de uma maneira apropriada. Por outro lado, utilizam uma linguagem demasiadamente formal. São literais e concretos, não compreendem as piadas ou riem fora de tempo. Alguns são muito verbais e falam em excesso com um tom estranho e volume elevado de voz, que acaba interferindo nas suas interações sociais e faz com que as pessoas se afastem deles.
Por isso, é muito importante proteger a criança diante de zombarias e intimidações, educando aos seus companheiros sobre as características das crianças com Síndrome de Asperger que as entendam melhor. E é importante evitar que se isolem, querem ter amigos, ensinando-as como reagir diante diferentes situações sociais, ajudando-os a ter um repertório de respostas para usar nas diferentes situações.
 
 
Beijos,
Adri Tava

Nenhum comentário:

Postar um comentário